Professores Participam de Comemorações do 2 de julho em Salvador

05/07/2024

Uma multidão acordou cedo nesta terça-feira (2) para comemorar os 201 anos do 2 de julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia, em Salvador. Realizados entre o bairro da Lapinha e o Centro Histórico da cidade, os festejos reuniram centenas de pessoas.

A diretoria do SISPEC (Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari), juntamente com a categoria, esteve presente nas comemorações do 2 de julho. "Seguiremos em luta, dando visibilidade à nossa categoria que clama por respeito, justiça e dignidade", destacou a dirigente sindical, professora Ana Carla Fagundes.

Os 201 anos da Independência da Bahia reforçam a luta contínua da categoria contra o massacre na Educação. "Elinaldo Araújo, prefeito de Camaçari, não cumpre a Lei do Piso na Carreira. O 2 de Julho é uma data importante que marca a nossa independência e uma oportunidade para dizermos que independência combina com valorização na carreira e respeito a pautas importantes que precisam avançar em prol da nossa categoria", afirmou um professor presente no evento.

Entre as autoridades presentes estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desfilou com o governador Jerônimo Rodrigues em um carro aberto, acompanhado de sua esposa, Janja.

A presidenta do SISPEC, professora Sara Santiago, fez um pronunciamento contundente: "Em Camaçari, estamos sofrendo porque somos excluídos de qualquer poder de decisão e execução. Por isso, o SISPEC, a CUT e a FTE estão presentes na luta na Bahia, no Brasil e em Camaçari." A professora Ana Carla Fagundes, diretora sindical e também representante da CUT Bahia, enfatizou: "Estamos em luta com nossas bandeiras em Camaçari. A categoria luta pelo cumprimento da lei do piso, por condições de trabalho, e contra um governo que devasta a carreira do professor."

"Com tiranos não combinam os corações brasileiros!" Foi um dos slogans ouvidos durante a celebração, relembrando a resistência histórica e a luta pela liberdade.

Nas redes sociais, vários professores enalteceram a presença da diretoria e da categoria, enfatizando que eles representaram bem a classe com frases como: "É um dia de luta. Feliz em perceber que ainda existe quem preze pela categoria e, com a força sindical, provamos nossa resistência! Levando nossas pautas para o mundo, sempre!"

Em meio à celebração da liberdade e da resistência do 2 de julho, os professores de Camaçari reafirmam seu compromisso com a luta por dignidade, valorização e justiça.

SISPEC - 38 anos de lutas.